The Offing | A revista literária que desafia convenções

19:57:00


Atualmente, graças à massificação da informação e dos meios de comunicação, existe uma diversidade quase infindável de materiais mediáticos disponíveis na web. Para cada área de interesse existe um número virtualmente incontável de sites, blogs, páginas pessoais, empresariais, associativas ou até anónimas acerca do assunto. No entanto, neste mar de conteúdos, a parte não-mainstream que não adquiriu ainda uma amplitude às massas acaba por passar despercebida, ainda que os seus conteúdos sejam social, cultural e literáriamente relevantes. Assim, hoje senti-me na necessidade de trazer à tona o The Offing.

The Offing é uma revista online em inglês, pertencente à revista cultural Los Angeles Review of Books. Foca-se em "escrita criativa de todos os géneros e arte de todos os meios", que pretende, através da compreensão das convenções sociais em que a cultura, a literatura e a arte se insere, quebrá-las e desafiá-las.

Uma das formas com que o The Offing o faz, além do convite à experimentação artística a que convida tanto os seus colaboradores como os seus leitores, é também o convite a que vozes marginalizadas, tanto socialmente como no meio literário, se expressem através da revista. A sua linha colaborativa está especialmente aberta a pessoas de cor, membros do LGBTQIA, mulheres, pessoas de género não binário e pessoas portadoras de deficiência.

As suas categorias principais são Ficção, Poesia, Ensaio/Memoir, e de entre os seus departamentos secundários destacam-se Dead Letter Office (textos ficcionais ou reais escritos em formato de carta) e Wit's End, a sua secção de humor. Os colaboradores têm liberdade criativa e de temas dentro das diversas categorias, mas grande parte dos textos se inserem em assuntos atuais e os problemas sociais que as minorias enfrentam.

Atualmente, desde dia 18 de novembro, a coluna Trans Issue 2015 tem publicado textos transversais a todas as categorias que se insiram na temática da transsexualidade. Dentro desta, não posso deixar de destacar Couldn't Hear You Anymore, um texto ficcional de cortar a respiração da autoria de Casey Plett e Queer as Verb, um artigo acerca de sete artistas trans e não-binários que merecem o spotlight de Aricka Foreman.

[Ler o The Offing]

Posts Sugeridos

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images