Trump, o Poeta

15:52:00

Imagem: Business Insider

No outro dia, enquanto pesquisava por notícias literárias interessantes, chegou-me às mãos (ou aos olhos, se quisermos ser tecnicamente corretos) uma notícia tão caricata que parecia saída do The Onion ou da CMTV: foi editado um livro de poesia por Donald Trump.

Mas calma, que se pararmos por aqui ficam mal informados. Corrijo-me: é um livro que contém, realmente, pérolas saídas realmente da boca blasfema do nosso amiguinho fascista que todos amamos odiar; mas estes diamantes em bruto passaram depois pelas mãos de Hart Seely, um repórter e humorista nova-iorquino autor de The Juju Rules: Or, How to Win Ballgames from Your Couch, que viu neles não só uma oportunidade de fazer rodos de dinheiro à custa de um pseudo-político com uma capivara colada ao couro cabeludo, como também de avacalhar mais um bocado com ele. E assim, transformou excertos de entrevistas de Trump em poemas que compilou no seu mais recente Bard of the Deal - The Poetry of Donald Trump.

Agora era aquela altura em que eu, como SJW de carteirinha que sou, me insurgia contra isto e apontava o dedo ao Seely como aproveitador das tendências atuais, desenvergonhado milker de todo o circo da bizarrice que se formou em volta do ridiculamente preconceituoso candidato à presidência dos EUA. Mas depois deparo-me com excertos do livro:

Imagem: Buzzfeed

E pronto, fico sem argumento, sem fôlego de tanto rir, e acabo por admitir que o Trump merece toda a chacota que se lhe puder dirigir, e que os outros ganhem dinheiro à custa da sua bestice. Props para ti, Hart Seely. Transformaste o escandalosamente estupidificador discurso daquela arara com polegares no pináculo da literatura contemporânea. Agora, é só esperar; visto que Trump manda bejardas dignas do mais fundo dos facepalms numa base diária, só podemos ter esperança por um segundo volume.


Posts Sugeridos

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images